PROFESSOR: UM PROFISSIONAL MUITO ESPECIAL
Existe um profissional em que o tom das palavras, embora não aparente, é sempre o mesmo, mas o tom da voz, muitas vezes necessariamente se altera e isso tem várias explicações, que identificam esse profissional.
1 – Ele tem vontade de acertar.
2 – Ele tem o afã de convencer.
3 – Ele tem necessidade de ter razão.
4 – Ele tem que controlar a inconveniência da emoção.
5 – Ele tem muito desejo de ser compreendido.
6 – Ele pressupõe que o outro não conheça ou que esteja errado.
7 – Ele não quer que o outro se dane.
8 – Ele esbanja altruísmo e muita humildade.
Todas essas explicações podem momentaneamente estar certas ou erradas, mas isso você só conseguirá entender se existir um PROFESSOR na sua vida, porque apenas o PROFESSOR poderá lhe permitir entender e avaliar cada uma das situações do contexto, pois somente o PROFESSOR lhe dará argumentações abrangentes e motivos esclarecedores que lhe permitirão concluir, em qual das situações a questão se passa. Quem não teve PROFESSORES VERDADEIROS e adequados é carente de humanidade e sempre:
1 – Briga quando sabe que está errado.
2 – Se convence com o próprio erro.
3 – Acha que é um sabichão e nunca pode estar errado.
4 – Vive mais do coração, pois desconhece o cérebro.
5 – Quer ser superior às demais pessoas.
6 – Imagina que todos são incapazes.
7 – Não está nem aí para o que alguém pensa.
8 – Tem o egoísmo como meta de vida.
Apenas esse profissional, o PROFESSOR, é capaz de mostrar a cada indivíduo humano o seu referido lugar na sociedade e de fazer de cada ser humano no sentido biológico, uma pessoa no verdadeiro sentido sociológico da palavra. É por isso, que me orgulho muito de ser PROFESSOR, porque mesmo tendo sempre vontade de acertar eu sei que erro, por isso eu grito e fico nervoso, mas, sobretudo, eu sei pedir desculpas quando estou errado, eu penso e reflito e principalmente eu tento aprender um pouco mais daquilo que eu já pensava que sabia e acabo sempre descobrindo que o outro quase sempre tem alguma novidade para me contar e me trazer como novidade. Ou seja, como PROFESSOR, eu avalio que a humanidade é uma escola e tem muito a me dizer e me ensinar.
Um PROFESSOR é assim, alguém que no seu humilde afã de ensinar, acaba tendo que aprender, e nunca quer que essa alternância constante de ensinar aprendendo e aprender ensinando acabe, pois ele sabe que o aprendizado é infinito e que o melhor de qualquer pessoa é o fato dela ser pessoa, antes de qualquer outra coisa e somente uma pessoa pode ensinar a outra. Aquele sujeito que errou muito, mas sempre se dedicou, ao longo de sua vida inteira, a aprender com as demais pessoas, para poder saber mais e assim ensinar a algumas outras pessoas é o verdadeiro PROFESSOR.
Parabéns PROFESSOR por todos os dias de sua vida e felicitações particulares pela data de hoje (15/10), que merecidamente reconhece a sua importância para a nação brasileira e para o mundo. Feliz daquele que teve um PROFESSOR de verdade e que pode se inspirar nesse PROFESSOR para viver.
Luiz Eduardo Corrêa Lima (63)